quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

20 Invenções que Revolucionaram o Mundo

           Ao Longo do tempo estudiosos e até mesmo pessoas simples de antigas civilizações eram impulsionados a caminhar sobre novas idéias; Expandindo suas teorias até se tornarem invenções concretas que mudaram o cotidiano da sociedade. Faremos um breve resumo das 20 maiores invenções que obtiveram grande influência no mundo contemporâneo.
           Desde o ínicio do século XIX alguns inventores tentaram elaborar uma lâmpada a base de corrente elétrica mas, somente em 21 de Outrubro de 1879 Thomas Alva Edson conseguira fazer o primeiro prótotipo de lâmpada incandescente comercializavel usando uma haste muito fina de carvão aquecido em aproximadamente 900K, o haste era inserido em uma ampola de vidro , que sendo aquecida gerava luminosidade.
          A Descoberta da projeção de imagens através de ondas eletromagnéticas deve-se a um conjunto de pesquisas de vários estudiosos. Em 1842 Alexandre Bain teve a primeira transmissão telegráfica de uma imagem que hoje é conhecido como fax; Em 1817 Jons Jacob descobriu o selénio, e mais tardar em 1873 o Inglês Willoughby Smith descobriu que o selénio tinha capacidade de transformar energia luminosa em energia elétrica e através da corrente elétrica poderia ser transmitido imagens e dentre outros que até os dias atuais estão aperfeiçoando.
           A Data específica de quando e aonde o primeiro automóvel surgiu não se sabe; Muitos estudavam a possibilidade de um transporte motorizado mas, o primeiro que obteve semelhança com os atuais foi o de Karl Benz que foi o primeiro a ter motor, combustão interna em quatro tempos a gasolina; Foi patentiado em 1º de Janeiro de 1886 como o primeiro automóvel moderno. Apesar de Benz ter recebido a patente, outros alemães trabalhavam no projeto.
          Com a guerra fria a corrida armamentista e espacial entre os EUA e a URSS, inspirou os soviéticos a lançarem o primeiro satélite Sputnik na órbita da Terra em 4 de Outubro de 1957.
          Tendo como seu primeiro nome "Arpanet", foi um sistema computadorizado projetado pelo exército Américano em 1969; afim desse sistema armazenar dados secretos militares para que um eventual ataque soviético não viesse trazer perdas a esses aquivos; fazendo assim uma rede de compartilhamento de dados que ao tardar em aproximadamente 20 anos estaria ao uso de milhões de pessoas sendo aprimorada por outros pesquisadores.
          Conhecida também como "projeto Manhattan" que envolveu diversos pesquisadores inclusive as teorias de Einstein. O Projeto foi liderado por Julius Robert Oppenheimer que cordenou uma equipe durante a segunda guerra mundial que tinha nomes como Hans Bethe, Enrico Fermi e Richard Feynman. È uma bomba cuja a energia deriva de uma energia nuclear causando explosões gigantescas dependendo da potência da arma, usada obviamente para genocídios; fora usada somente em tempos de guerra e algumas vezes em testes em alguns países. As potências nucleares são os EUA, Russia, Reino Unido, França, Índia, República popular da China, Paquistão e Israel.
           Desde a antiguidade o homem tem no seu imaginário o intento de voar, mas a concretização da idéia só ocorreu no ínicio do século XX; Quanto ao primeiro voo tripulado em uma máquina mais pesada do que o ar que gerasse potência e sustentação para si mesma até hoje gera debates; No Brasil o mérito vai para Santos Drumont, já os américanos crêem que foram os irmãos Wilbur e Orville Wright  e os franceses dão o mérito á Clément Ader.
      Em 1887 Heinrich Hertz fez experiências que afirmavam a propagação de sons através de ondas eletromagnéticas; Essas ondas receberam o nome de "hertzianas" em sua homenagem. No fim do século XIX a suprema corte Norte Américana concedeu a Nicola Tesla o mérito da criação do rádio, cujo o mesmo teria propagado sons através de ondas eletromagnéticas.
      Quanto a criação do telefone, há quem diga que tenha sido Graham Bell, no entanto o congresso Américano afirma ser o Italiano Antonio Meucci que teve sua primeira demonstração pública em 1860; Meucci afirma ter criado o engenho afim de manter contato com esposa doente devido ao trabalho de cuidar dela.
     A Criação do relógio remonta desde a antiguidade com os relógios de sol, relógios de água e de areia; mas, o primeiro relógio mecânico foi projetado pelo Arcebispo Verona no ano de 850 d.c; esse já continha endrenagens e pesos; Depois foi continuamente aprimorado.
            Charles Babbage foi o primeiro a inventar o computador para ser usado de uma forma geral, usando mecânica analítica; Os seus projetos saíram caro, alguns nem foram feitos; Mas recentemente refizeram projetos seus com tecnológia de sua época. Já os computadores modernos surgiram realmente no desenrolar da 2º guerra Mundial; A marinha Américana em parceria com a universidade de Harvard projetou o computador Havard Mark I que foi projeto de Howard Aiken.
             O francês Joseph Nicéphore Niépce foi o primeiro a tirar fotográfias; No ano de 1793 ele começou seus experimentos mas, as imagens desapareciam rápidamente; só em 1826 ele conseguiu fazer um tipo de imagem que durasse permanentemente; Ele chamava esse processo de Heliografia.
           James Watt foi um dos que aprimoraram a máquina a vapor causando a revolução indústrial; As primeiras máquinas a vapor foram construídas na inglaterra. As máquinas Retiravam as águas das minas de carvão substituindo os trabalhos mais absolentos; A movimentação no meio indústrial foi espantosa mudando o cotidiano de milhões de pessoas com o Capitalismo criando sua forma.
            O Primeiro Celular foi desenvolvido pela Ericsson e pesava cerca de 40 kg, foi projetado para ser instalado em automóveis; Porêm em 3 de Abril de 1973 a empresa Motorola passou a desenvolver seu próprio modelo de celular portátil o "Motorola Dynatac 8000X"; usando esse mesmo aparelho Martin Cooper diretor da Motorola fez a primeira ligação da história através de um telefone celular. O Aparelho tinha cerca de 25cm de comprimento e 7cm de largura.
           Acredita-se que o inventor tenha sido o fabricante de óculos Hans Janssen e seu filho Zacharias Janssen em 1950; mas o primeiro a fazer observações biólogicas foi o Holandês Anton van Leeuwenhoek.
                 O Inventor do sistema de notas músicais que conhecemos hoje (dó, ré, mi, fa, sol, lá, si) foi o monge Guido D'Arezzo que teve como base um texto Sagrado em latim de São João Batista.
                Em 1869 o químico Russo Dmitri Mendeleiev publicou em seu livro "Princípios da Química" em que colocara nele a primeira tabela periódica com organização física e química dos elementos, prevendo também elementos que ainda seriam descobertos.
               Após a primeira guerra Mundial, muitos combatentes morreram de infecção devido a ferimentos; Isso levou Alexander Fleming a tentar desenvolver algum tipo de substância capaz de reter ou acabar com as bactérias causadas por ferimentos. Em 1928 ele começou uma pesquisa com Estafilococos onde descobriu a Penicilina.

               Thomas Green Morton foi o sujeito a descobrir qual substância usar para aliviar a dor em prossedimentos cirúrgicos; O dentista Américano foi o primeiro a fazer uma demonstração com sucesso de uma droga anestésica por inalação. Mas o primeiro a fazer uma cirúrgia de grande porte usando Éter etílico foi o Dr. Crawford Long, que administrou em 30 de Março de 1842 durante um procedimento cirúrgico para remover um tumor de um paciente.
               Nunca foi relatado em que época realmente deu-se ínicio o Alfabeto; mas, os mais antigos que se tem conhecimento são os Egípcios que ultilizavam figuras de animais e também os que os Fenícius introduziram na Grécia; Sendo provável que todos os alfabetos tenham vindo dos Fenícius.

7 comentários:

Regi disse...

=/

Francielly disse...

não só mudaram como fazem parte de nossas histórias pessoais...

Anônimo disse...

top

Ortotenia disse...

Muito interessante, tomar conhecimento desses inventos, para as minhas pesquisas.
Obrigado pela contribuição.

Anônimo disse...

MUMTO LEGALLLLLLLLLL................

Anônimo disse...

REALMEMTE ESSAS IMVEMSOES REVOLUSIONARAN O MUMDO#debbora alves ferreira

Anônimo disse...

REALMEMTE ESSAS IMVEMSOES REVOLUSIONARAN O MUMDO#debbora alves ferreira

Postar um comentário

Comente; Nós agradecemos.